Carnaval 2026 - Os homenageados do carnaval do Recife já estão definidos

 

Crédito da foto: passeios.org
 

O anúncio oficial foi feito pela Prefeitura do Recife em novembro de 2025

por redação
(com informações Prefeitura da Cidade do Recife)

Seguro Viagem Brasil - Cotação online >


Recife, PE, Brasil (Ano I) - O Carnaval do Recife 2026 terá como homenageados o cantor e compositor Lenine, a chef e Iabassê Carmen Virgínia, e o centenário Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho.

A escolha destes três homenageados ressalta o compromisso do Carnaval do Recife em celebrar a diversidade, a ancestralidade e a musicalidade que definem a folia da capital pernambucana, unindo a música pop, a culinária e fé afro-brasileira, e a tradição centenária dos blocos de rua. 

Compare seguradoras, preços e coberturas. Seguro viagem internacional ou nacional em até 12x sem juros com MELHOR preço! Cote em 1 minuto! > 

Os homenageados

Crédito da foto: acontecesantyago.blogspot.com

Lenine: O Embaixador Musical

- Artista: Cantor, compositor e multi-instrumentista, nascido no Recife.

- Reconhecimento: Figura constante nos palcos do Carnaval, especialmente no Marco Zero, Lenine é celebrado por sua obra que exalta a cultura e a cidade natal, como na música "Minha Cidade (Menina dos Olhos do Mar)". Ele já possui seis prêmios Grammy Latino.

- Declaração: O artista expressou que se sente sempre homenageado no Carnaval do Recife, mas que a homenagem oficial em 2026 será uma "consagração" em um novo momento de sua vida e carreira.

Retome seus planos de viagem com os melhores voos. Compre passagens com desconto > 

Carmen Virgínia: A Força Ancestral e Feminina

Crédito da foto: mundonegro.inf.br

- Identidade: Chef de cozinha, Iabassê (mãe de santo) do Afoxé Ogbon Obá, e fundadora do restaurante Altar Cozinha Ancestral (reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial).

- Contribuição: Ela é a idealizadora do Ubuntu, o ritual afro-religioso que antecede a abertura oficial do Carnaval com a lavagem da Avenida Rio Branco, conectando fé e folia no Marco Zero. Sua homenagem celebra os saberes afro-brasileiros e o papel das mulheres de terreiro.

- Declaração: Carmen Virgínia vê a homenagem como uma "vitória das mulheres de terreiro" e das mulheres que lutam no dia a dia, trazendo o "gostinho a mais, panelas e cheirinho de comida" para o Carnaval.

Cursos 24 Horas oferece dezenas de cursos online a partir de R$ 20,00. Conheça as opções de cursos online acessando o Rede de Cursos. Saiba mais >

Madeira do Rosarinho: O Bloco Centenário

Crédito da foto: imagensehpalavras.blogspot.com

- Tradição: Um dos blocos carnavalescos mistos mais tradicionais do Recife, fundado em 7 de setembro de 1926.

- Marco:
Em 2026, a agremiação completa 100 anos de fundação, o que confere um simbolismo especial à homenagem.

- Hino Símbolo:
O bloco é conhecido por seu estandarte e pelo hino "Madeira que Cupim não Rói", composto por Capiba em 1963, que se tornou um símbolo de luta e perseverança na cultura pernambucana.

Chegou a sua vez de ser Méliuz! Só aqui você ganha cashback nas maiores lojas online para usar como quiser e ainda pode ter cartão de crédito Platinum sem anuidade e com cashback em todas as compras! *Estou te dando R$ 5 para você começar a usar e ganhar*, assim como eu. Clica aí e garanta seu dinheiro de volta. > 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que todo folião deve fazer e não fazer no Carnaval 2026

Balmasqué 2026 homenageia Claudionor Germano