Conheça a história e origem do Carnaval

 

Crédito da foto: todamateria.com.br

Essas festas eram marcadas por grande liberdade, excessos (comida, bebida e prazeres)

por redação
(com informações Wikipédia, Civitatis e Agoda)


Seguro Viagem - Cotação online >

Recife, PE, Brasil (Ano I) - O Carnaval é uma das festas populares mais conhecidas no mundo ocidental, e a maior festividade do Brasil, mas sua origem é milenar e remonta a celebrações da Antiguidade, evoluindo com o tempo e sendo incorporada ao calendário cristão.

 Aprenda online com cursos de diversas áreas, como administração, inglês, pedagogia, nutrição, direito e muito mais. Receba o certificado em casa, sem custo, e estude no seu ritmo, sem mensalidades. Saiba mais >

Origens Antigas (Pagãs)

As raízes do Carnaval estão em festivais pagãos que celebravam a fertilidade, a colheita e a inversão da ordem social:

- Grécia Antiga: Festas em honra a Dioniso (ou Baco, para os romanos), deus do vinho, do teatro e da alegria, onde se permitia a subversão da ordem social.

Se você está procurando um lugar para ficar em qualquer destino, Agoda.com oferece uma ampla variedade de hotéis e acomodações para atender a todas as necessidades e orçamento. Ver algumas sugestões. > 

Roma Antiga:

- Saturnália: Celebrações em homenagem a Saturno, deus da agricultura, onde escravos e senhores trocavam de papéis e as pessoas se entregavam a dias de banquetes, jogos e folia.

- Lupercália: Festival realizado em fevereiro, relacionado à purificação e fertilidade.

Essas festas eram marcadas por grande liberdade, excessos (comida, bebida e prazeres) e o uso de máscaras para ocultar a identidade e quebrar as barreiras sociais.

Civitatis - Visitas guiadas e excursões no mundo inteiro. Atividades, transfers, ingressos, visitas guiadas e excursões em português no mundo inteiro. Reserve na Civitatis com o preço mínimo garantido. > 

A Incorporação Cristã

Com o surgimento e expansão da Igreja Católica, as celebrações pagãs passaram a ser vistas com ressalvas. A Igreja procurou cristianizar e canalizar esses "impulsos carnais" dos fiéis, associando-as ao seu calendário litúrgico:

- Significado da Palavra:
O termo "Carnaval" deriva, possivelmente, do latim carnis levale ou do italiano carne levare, que significa "retirar a carne" ou "adeus à carne".

- Função: A festa foi estabelecida como o período de folia e extravagância que antecede a Quaresma, os 40 dias de jejum, penitência e restrição (incluindo o consumo de carne) que precedem a Páscoa. O Carnaval, portanto, se tornou um momento de "extravasar" antes do período de contrição.

Passagens Promo oferece passagens aéreas nacionais e internacionais com preços exclusivos, hotéis e planos de seguro viagem. Saiba mais >

Idade Média e Europa

- Durante a Idade Média na Europa, o Carnaval continuou como um período de subversão da ordem e do "mundo invertido".

- O Carnaval de Veneza (Itália) tornou-se famoso, caracterizado por seus bailes luxuosos e pelo uso de máscaras ricas e elaboradas, que permitiam aos nobres se misturarem ao povo e manterem o anonimato.

- O costume se espalhou por outros países europeus, como França e Portugal.

Livre-se do incômodo de guardar malas volumosas o ano inteiro, sem necessidade. Com a GetMalas, você só recebe as malas no período exato da sua viagem, deixando sua casa organizada e com mais espaço disponível. Saiba mais >  

O Carnaval no Brasil

Crédito da foto: youtube.com

O Carnaval chegou ao Brasil com os colonizadores portugueses e evoluiu em diferentes fases:

- Entrudo (Séculos XVI - XIX): A primeira manifestação no Brasil foi o Entrudo, uma brincadeira de origem portuguesa, considerada grosseira, onde as pessoas saíam às ruas atirando umas nas outras água (muitas vezes suja ou cheirosa), farinha e ovos. Era praticado por todas as classes, mas depois foi associado às classes populares e acabou sendo proibido.

- O Século XIX e a Influência Europeia: Para "civilizar" a festa, a elite brasileira começou a importar costumes europeus, como:

- Bailes de Máscaras: Inspirados em Veneza e Paris, realizados em clubes e teatros.

- Grandes Desfiles (Cursos): Desfiles de carros ricamente decorados (carroças enfeitadas), com batalhas de flores, confetes e serpentinas (importados da França).

- A Popularização da Rua: A partir do final do século XIX e início do XX, a festa voltou para as ruas, dando origem a manifestações genuinamente brasileiras, ou adaptadas com forte influência local:

- Cordões e Ranchos Carnavalescos: Agremiações que desfilavam com fantasias e marchinhas.

- Escolas de Samba: Nascidas nos morros cariocas, com forte influência da cultura africana (notadamente do samba, originário da África Ocidental e Angola) e se tornaram o símbolo do Carnaval no Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira foi a "Deixa Falar" (atual Estácio de Sá), em 1928.

- Trio Elétrico:
Inventado por Dodô e Osmar em Salvador, na Bahia, na década de 1950, revolucionando o carnaval de rua.

- Frevo, Maracatu e Afoxé: Manifestações tradicionais e icônicas do Nordeste, especialmente em Pernambuco e Bahia.

Hoje, o Carnaval brasileiro é um evento grandioso, conhecido por sua diversidade de ritmos e estilos em todo o país, dos desfiles das escolas de samba aos blocos de rua e trios elétricos.

Chegou a sua vez de ser Méliuz! Só aqui você ganha cashback nas maiores lojas online para usar como quiser e ainda pode ter cartão de crédito Platinum sem anuidade e com cashback em todas as compras! *Estou te dando R$ 5 para você começar a usar e ganhar*, assim como eu. Clica aí e garanta seu dinheiro de volta. > 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carnaval 2026 - Os homenageados do carnaval do Recife já estão definidos

O que todo folião deve fazer e não fazer no Carnaval 2026

Balmasqué 2026 homenageia Claudionor Germano